terça-feira, 19 de abril de 2011

Saiba como tirar um molde em escala

Moldes



COMO TIRAR UM MOLDE EM ESCALA.
Nesta parte mostraremos como tirar e criar moldes para os modelos de balões mais conhecidos atualmente, tais como MIXIRICA , MODELADO, TRUFF, PIÃO CARRAPETA, BAGDÁ e MONTGOLFIER ou GOLFIER .
  • Fórmula Para Tirar Um Molde

O molde pode ser tirado inteiro ou em quantas partes você desejar, bastando para isso que você observe cuidadosamente os PONTOS ( Coluna A da escala abaixo).

1º Passo- Observe sempre qual a largura maior do gomo na escala (Coluna C) para saber qual a largura do papel (Bobina) que você vai precisar. Não esquecendo que a Largura do Gomo na escala (Coluna C) será sempre de MEIO GOMO .
Como exemplo em um Pião de 20 metros a largura maior é de 325 mm (32,5 cm). Para ser tirado este molde precisa de no mínimo 680 mm ( 68 cm) que é o dobro de 325 mais uma pequena sobra.
Observe que esta largura do papel será necessária somente nos pontos mais largos do gomo.

2º Passo- Já sabendo a largura do papel, dobramos este ao meio no sentido do comprimento .

3º Passo- Com o papel dobrado, comece a tirar o molde de acordo com a escala. Marque o ponto 1 e medindo a distância em "mm" marque o ponto 2 e assim sucessivamente conforme as colunas "A" e "B" da escala. Marque a ALTURA .

4º Passo - Marcados os pontos, faça os riscos no sentido horizontal do papel utilizando um esquadro.


5º Passo- A próxima fase é a marcação ponto a ponto, no RISCO HORIZONTAL, das medidas da escala da coluna "C" . Marque o DIAMETRO .


6º Passo - Agora verifique se não ocorreu um DESALINHAMENTO, que pode ocorrer pela marcação de uma medida errada ou devido ao arredondamento dos cálculos.


7º Passo- Como Corrigir ? Imagine uma medida intermediária e faça o acerto .


8º Passo- Tudo Bem ? Faça os cortes ponto a ponto, utilizando uma ALFA ou Tesoura, abra o papel e o seu molde está pronto.





Exemplos de Escala e como marcar as medidas

Como Marcar as Medidas - Cortesia do Pessoal de Curitiba


Escala de um Bagda de 4,50 Metros - Cortesia do Pessoal de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário